domingo, 27 de outubro de 2013

DESMENTINDO A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL (CCB)

DO PONTO DE VISTA HISTÓRICO:

Fundada pelo italiano Louis Francescon, a Congregação Cristã no Brasil omite sua verdadeira origem.

Convertido ao Evangelho em 1891, na igrejaAliança Cristã e Missionária, fundada por Albert Benjamin Simpson, Francescon junto com alguns irmãos de fé Valdenses, funda em 1892 a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana.

Os Valdenses faziam parte de um movimento fundado por Pedro Valdo, por volta de 1174. Os Valdenses diziam-se guardadores da doutrina cristã apostólica, e celebravam a Santa Ceia uma vez por ano. Hoje possui mais de 60 mil membros na Itália e no Uruguai.


Louis Francescon foi batizado nas águas no dia 7 de setembro de 1903, por Giuseppe Beretta, que anteriormente tinha sido batizado na Igreja dos Irmãos, ou, como é conhecida hoje, Casa de Oração, igreja que chegou ao Brasil em 1878, através do missionário escocês Richard Holden, um dos pioneiros do protestantismo no Brasil.

Algumas igrejas da Casa de Oração são adeptas ao uso do véu pelas mulheres, assim como os cargos de organização e direção são de responsabilidade exclusiva dos homens. As igrejas não têm obreiros assalariados, e a liberdade para pregação da Palavra é estendida a todos os membros, sem a necessidade de estudo para pregar a Palavra.

Notem como alguns costumes das igrejas que originaram a fé cristã de Louis Francescon influenciaram a doutrina da CCB.

Francescon recebeu a promessa do Espírito Santo no dia 25 de agosto de 1907, na Missão pentecostal na W. North Ave, 943, que era conduzida pelopastor batista William Durham. Além do fundador da CCB, outros líderes pentecostais frequentaram as reuniões lideradas por Durham, dentre eles, Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, e a evangelista Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Em janeiro de 1910, dois meses antes de vir pela primeira vez ao Brasil, Francescon funda com Giacomo Lombardi a primeira denominação pentecostal da Argentina, a Assembleia Cristã na Argentina, que adotou primeiramente o nome de Assembleia Cristã Reunida em Nome de Jesus.

A Assembleia Cristã se dividiu em várias denominações, sendo a Asamblea Cristiana Evangelica a mais antiga, localizada no mesmo endereço de sua fundação, em Villa Devoto, Buenos Aires, e possui mais de 100 templos na Argentina. A maior das dissidentes da Assembleia Cristã é a Asamblea Cristiana “Dios es Amor”, com sede em Santa Fé, possuindo 900 igrejas na Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. Apenas em 1965, a Asamblea Cristiana de Villa Lynch, outra dissidente da Assembleia Cristã, se filiou aCCB, passando a se chamar Congregación Cristiana em la Argentina.

Além da CCB e da Assembleia Cristã na Argentina, Francescon também fundou as igrejas:

Assembleia de Deus na Itália, cuja liturgia de culto é idêntica a adotada pela CCB, inclusive com o uso do véu pelas mulheres, a saudação com o ósculo santo, e a divisão no local de culto entre homens e mulheres. O hinário utilizado pelas Assembleias de Deus na Itália é o Inni di Lode, desenvolvido diretamente do hinário “Nuovo Libro di Inni Ed Salmi Spirituali”, que serviu de base para outros hinários como o “Hino de Louvores e Súplicas a Deus”, utilizado pela CCB.

Apesar de ter certos costumes semelhantes à CCB, as Assembleias de Deus na Itália não os usa com propósitos exclusivistas, pois, apesar de não permitir a abertura do púlpito a membros de outras denominações, mantêm relações de comunhão espiritual com igrejas que não têm os mesmos costumes que os seus.

Congregações Cristãs Pentecostais, contam com cerca de 120 congregações, e não possuem relações com a CCB, nem com sua representante na Itália, aCongregazione Cristiana in Italia.

E por fim, a Igreja Cristã da América do Norte, da qual saiu a Congregação Cristã de Chicago, igreja independente, da qual fazia parte Louis Francescon quando faleceu no dia 7 de setembro de 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário